Relatorio de Biologia
Com o desenvolvimento da tecnologia primitiva, a fase seguinte do crescimento da civilização humana consistiu na adoção de um sistema de vida sedentário e na consequente especialização de técnicas de cultivo agrícolas e de técnicas de criação/pastorização de gado. Assim, devido ao estabelecimento de uma fonte de alimentação relativamente digna de confiança, fácil e segura, instituíram-se as primeiras colónias permanentes, as quais provocaram aumentos exponenciais da população humana e, por sua vez, das transformações substanciais do mundo natural, mais tarde acentuados pela industrialização (séc. XX) dado o desenvolvimento gradual de transportes e de vias de comunicação eficientes que possibilitaram o comércio entre todos os cantos do planeta.
Os humanos povoam e dominam o planeta, assim e agora, privilegiando, segundo o que prescrevem as suas necessidades e atividades, superfícies com acessos favoráveis, dotadas de riqueza natural/tecnológica intrínseca.
Todavia, durante os últimos 5000 anos, a população mundial aumentou para cerca de 4500 milhões de indivíduos duplicando, na atualidade, o número de habitantes, aproximadamente, de 40 em 40 anos. Deste modo, o crescimento demográfico tem forçado a ocupação de certas zonas naturais da superfície da Terra, nas quais a