sociedade
Violência urbana
As condições da sociedade e o nível e a própria violência urbana estão ccompletamente ligados. Índices utilizados para medir a qualidade de vida das pessoas de uma sociedade/país indicam que países com menor IDH, maior desigualdade social e problemas de infraestrutura apresentam os maiores índices de violência. Exceção feita ao Estados Unidos que mesmo apresentando altos indices de desenvolvimento ainda apresentam também alto índice de violência.
Estudando especificadamente o Brasil temos ainda um problema a acrescentar ja há muito tempo comentado, a impunidade. Se conseguissemos dados de todos os casos de violência no Brasil e resultados, e ligassemos esses dados com renda e gravidade do ocorrido chegaríamos a conclusões controversas e óbvias. Os casos em que o investigado tem baixa renda encontra-se maior porcentagem de punições. Enquanto nos de maiores rendas essa porcentagem seria baixíssima, mesmo quando se coloca frente a frente crimes de gravidade semelhante.
Mas o problema de violência não é algo que passa apenas pelo governo. A própria sociedade cria esse problema com uma política de exclusão, ou seja, esta têm uma tendência a desconsiderar uma parcela dela mesma por comodidade. Assim se exclui a parcela mais pobre do centro da sociedade. É comum cenas de pessoas sentindo medo ao passar por áreas menos favorecidas. Pois ali encontram-se os maiores índices de punições, mas não exatamente o de crimes.
A violência urbana é um reflexo da má organização de uma sociedade, quanto mais impunidade, desigualdade e desestabilidade de uma sociedade maior sua violência. Violência gerada por um sentimento de revolta ou apenas de “necessidade”, pois muitos destes roubam, matam...com o argumento de estarem fazendo isso por necessidade vital. E quanto mais violência maior a política de exclusão, e maior o abandono daquela área da sociedade mais visível à violencia. O