sociedade
R: Coercitivos ( coercitividade ) - exercem uma força coercitiva sobre os indivíduos. Tudo que o homem faz, pensa e sente é condicionado pela sua convicência e aprendizado no grupo.
Exteriores ( exterioridade ) existem fora dos indivíduos e bem antes dos mesmos. Ou seja, os fatos sociais são determinados pelo grupo social no qual estamos inseridos.
Gerais ( generalidade ) - são válidos para todos os indivíduos do grupo social.
3. A partir de Augusto Comte, cite e caracterize os estágios sociais (Lei dos Três Estados ou estágios do desenvolvimento intelectual).
R: 1- Primeiro por um estágio teológico, em que o mundo e a humanidade foram explicados nos termos dos deuses e dos espiritos.
2- Depois, através de um estágio metafísico transitório, em que as explanações estavam nos termos das essências, de causas finais e de outras abstrações.
3- E, por fim, para o estágio positivo moderno, este último estágio de distinguia por uma consciência das limitações do conhecimento humano
4. Durkheim admitia que o capitalismo é a sociedade perfeita; trata-se apenas de conhecer os seus problemas e de buscar uma solução científica para eles. Em outras palavras, a sociedade é boa, sendo necessário, apenas, "curar as suas doenças". Analise e justifique a posição de Durkheim.
R: Durkheim, viveu numa época de grandes conflitos sociais entre a classe dos empresários e a classe dos trabalhadores. È também uma época em que surgem novos problemas sociais como favelas, suicidios, poluição, desemprego, entre outros. No entando, o crescente desenvolvimento da indústria e tecnologia fez com Durkheim tivesse uma visão otimista sobre o futuro capitalista. Ele pensava que todo o progresso desencadeado pelo capitalismo traria um aumento generalizado da divisão do trabalho social e, por consequência, da solidariedade orgânica, a ponto do fazer com que a sociedade chegasse a um estágio