Sociedade
1) Explicar Direito e Sociedade baseado em homem gregário.
Direito baseado em um homem gregário, baseia-se em ele fazer parte da natureza como um todo, sendo dotado de sentimentos e de razão para comunicar-se, permutar experiências, produzir bens para si e para outrem e, em contrapartida, desfrutar do produto do trabalho alheio, sendo impossível gerar sozinho tudo o que necessita para sobreviver. Já Sociedade, entende-se como a exigência de normas a serem obedecidas por todos, normas comuns especialmente criadas e a serem seguidas por vontade própria, ou mesmo involuntariamente, por cada membro componente da sociedade defendendo não só os interesses individuais, bem como os interesses do grupo.
2) Defina Normas Técnicas e Normas Éticas.
Normas Técnicas são normas resultantes de observações e experiências, destinadas não só ao estabelecimento do domínio do homem sobre a natureza, como também voltadas à obtenção de melhores condições de segurança, de conforto e, ainda, de maior rendimento na produção de bens, no trabalho, na atividade individual ou mesmo coletiva. Já Normas Éticas são normas as estabelecidas para determinarem um tipo de comportamento individual uniforme e adequado ao interesse e bem-estar da coletividade; ou seja, voltadas para o comportamento de cada indivíduo, para a integração do homem ao grupo social. Elas asseguram direitos, impõem deveres, atribuem responsabilidades e cominam sanções.
INTRODUÇÃO AO DIREITO (APST. 1001)
1) O que é direito?
Direito é regra de conduta, com força coativa.
2) Exemplifique de maneira técnica a distinção entre Direito e Moralidade.
Moral e Direito são normas de conduta e cada uma das disciplinas tem áreas próprias e exclusivas. A Moral tem seu campo de ação mais ampla que o direito, preocupa-se com o foro íntimo do indivíduo. Já o Direito interessa apenas a ação exterior do homem e estabelece sanções mais concretas e imediatas.
3) Explique a