Contabilidade
Conteúdos Referentes à Correção Gramatical
1. Emprego do Verbo Haver:
O verbo “haver” é impessoal (fica na 3ª pessoa do singular), quando significa existir, ocorrer ou realizar-se, bem como tempo transcorrido. O auxiliar que o acompanhar também ficará impessoal.
Exemplos: “Há noventa candidatos em cada sala.” “Havia algumas questões difíceis na prova.” “As aulas iniciaram há duas semanas.” “Se não houver candidatos, não haverá concursos.” “Deve haver leis e penalidades.” “Ainda poderá haver surpresas.” “Há uma semana estudei os verbos.”
Obs: Não se deve empregar o verbo ter em lugar de haver impessoal = existir.
Exemplo: “Há pessoas que acreditam em fantasmas.” (correto) “Tem pessoas que acreditam em fantasmas.” (incorreto)
2. Pronomes de Tratamento X Verbo e Pronomes:
Os pronomes de tratamento compostos (Vossa Excelência, Vossa Senhoria...) exigem o verbo e os pronomes que os acompanham na 3ª pessoa.
Exs.: “Espero que Vossa Excelência se lembre do prometido” “Gostaríamos que Vossa Excelência nos honrasse com sua presença.”
3. Vossa + Tratamento / Sua + Tratamento:
Devemos empregar Vossa Senhoria com referência à pessoa a quem nos dirigimos e Sua Excelência para a pessoa em quem falamos.
Exs.: “Sua Excelência não dará entrevistas hoje.” “Solicitamos a Vossa Senhoria que nos devolva os formulários anexos.”
4. Emprego dos Pronomes Oblíquos “o, a, os, as” e “lhe, lhes”:
Os pronomes servem para retomar, no texto, palavras ou expressões já citadas, evitando a repetição. Muitos têm dificuldade no emprego desses pronomes, uma vez que não os utilizamos na fala. Assim, é aconselhável seguirmos a seguinte orientação: ➢