Sociedade
A sociedade humana é regida por um conjunto de normas e procedimentos que visam a determinar a fronteira entre o certo e o errado, entre o que é lícito e o que é não é ilícito. Quando se trata de cada individuo em si, esse conjunto chama-se moral. A soma do senso comum do que a sociedade entende por moral dá-se o nome de ética. A ética tem sido muito debatida no meio corporativo nos últimos tempos.
Desenvolvimento
Vou tentar evidenciar um comportamento não ético de um individuo no seu ambiente de trabalho. No meio profissional existem várias formas de comportamentos não éticos, há pessoas que pisam nos colegas para subir a qualquer custo, assedia moralmente as subordinadas ou usa de meios escusos para obter vantagens. Os indivíduos sem ética enxerga apenas a si mesmo, não se importando que as outras pessoas sofram com as consequências disso. As relações de trabalho dessa forma, se, deterioram e os colaboradores e a empresa saem perdendo.
Portanto as empresas deveriam assegurar uma supervisão mais complexa com diligências continuas, comparativamente aos controles de fachada habituais no que respeita aos patrocínios, á responsabilidade social corporativa e a filantropia, o que deverá incluir um pensamento orientado para o futuro e medidas pró ativas para proteção do contagio contra os comportamentos não éticos, interna e extremamente para os beneficiários do envolvimento comparativo. As organizações sem fins lucrativos deveriam reforçar igualmente este tipo de supervisão tanto ao nível do conselho de administração como no da gestão sênior.
A abordagem não deverá ser a de uma eliminação total do envolvimento corporativo sob uma capa de independência. Uma questão chave é a do desafio do timing, das politicas de aceitação de donativos, como por exemplo, quando um comportamento não ético por parte do doador corporativo ou empresarial vem à superfície depois das diligências, ou seja, nenhuma organização é imune a comportamentos não éticos tanto as