dilatacao termica
Código CCE 0478 TURMA: 3073
ENGENHARIA CIVIL
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ, NITERÓI RJ.
NÚMERO DA MATRICULA: 201202109659
Ribeiro.102@hotmail.com
Professor: Altivo Monteiro; Física experimental II.
RELATÓRIO SOBRE DILATAÇÃO LINEAR
RESUMO
1. Conhecer e operar um micrômetro, juntamente com um dinamômetro, a fim de se obter a variação de dilatação linear;
2. Reconhecer a ocorrência de dilatação do material após este ser submetido a aquecimento;
3. Determinar o coeficiente de dilatação linear (α);
4. Reconhecer o material através do coeficiente de dilatação linear obtido.
1. INTRODUÇÃO
Quando se aquece um corpo, aumenta-se sua energia térmica, aumentando o estado de agitação das moléculas que o compõem. Estas moléculas precisam de mais espaço e acabam se afastando uma das outras aumentando o volume do corpo. Este fenômeno é conhecido como dilatação térmica. A dilatação térmica ocorre não só quando um corpo é aquecido, mas também quando é resfriado.
A dilatação térmica pode, então, ocorrer quando há um aumento no volume de um corpo que sofre variação na sua temperatura ou, quando há uma diminuição no volume de um corpo também ocorrida por ter sido submetido a uma variação de temperatura.
Porém, nem sempre o volume de um corpo aumenta quando sua temperatura aumenta. A água, por exemplo, à pressão atmosférica, diminui seu volume quando passa de 0 °C para 4 °C. Esse comportamento da água explica porque (nas regiões de clima muito frio) o lagos chegam a ter suas superfícies congeladas, enquanto no fundo a água permanece líquida a 4ºC. Como a 4ºC água tem densidade máxima, ela permanece no fundo não havendo possibilidade de se estabelecer o equilíbrio térmico por diferença de densidade. Mas este é um caso raro, pois normalmente o que acontece é:
1. Aumentando a temperatura de um corpo, este corpo sofre dilatação térmica e seu volume aumenta. Diz-se que ocorreu uma expansão térmica.
2. Diminuindo a temperatura de um corpo seu