sociedade e desenvolvimento humano
Centro: Área de Ciências da Saúde
Curso: Nutrição – Campus Chapecó
Componente Curricular: Sociedade e Desenvolvimento Humano
Professora: Maria de Lurdes Pertile
Acadêmicas:
Em um país como o Brasil, onde o capitalismo é dominante e tem como objetivo visar o lucro, é de extrema transparência a desigualdade social,criando barreiras entre a população.Segundo a Declaração Universal dos direitos Humanos (DUDH,1948)."Os direitos humanos são os direitos essenciais a todos os seres humanos, sem que haja discriminação por raça, cor, gênero, idioma, nacionalidade ou por qualquer outro motivo. Eles podem ser civis, políticos, econômicos, sociais e culturais".Infelizmente a realidade,se torna "dolorosa" ao saber que temos uma Declaração Universal,a qual por falta de políticas públicas e ações governamentais,se torna invalida para maioria da população,ocasionando a exclusão social,e a desigualdade entre as classes sociais,pela qual a população é dividida.
Nos tempos em que vivemos a realidade é cruel, somos obrigados a lutar por leis que tenham um mínimo de condições básicas, já que os direitos humanos não são garantia e privilegio de muitas pessoas neste país.
Infelizmente nosso país é um lugar muito injusto, milhares de pessoas passam fome todos os dias, enquanto outras que tem condições de se alimentar adequadamente, desperdiçam seu alimento como se não fosse nada. O documentário Ilha das Flores retrata bem uma situação em que o lixo que serve de alimento as porcos, acaba sendo a sobraque irá alimentar muitas famílias. Esta situação é no mínimo revoltante e absurdo, ate que ponto o ser humano vai estar vulnerável a esta situação? A alimentação é um direito fundamental de todo e qualquer cidadão, felizmente existem programas como o Mesa Brasil que vem para ajudar milhares de pessoas combater a fome e também o desperdício, este programa é uma iniciativa do SESC e trata de um programa de Segurança