Sociedade Tecnologica
Teoria da Comunicação I
Ian Cosme de Alcantara Rodrigues Pacheco - 20102164
A tecnologia é aliada da cultura, mas apenas até certo ponto. Para entender onde se encontra esse limite precisamos, primeiramente, esclarecer a diferença entre os conceitos de técnica e tecnologia.
Técnica é um conjunto de métodos utilizados para a concepção de um objeto. São ideias que, unidas a práticas de criação, dão origem a algo. Já tecnologia é um método científico que, embasado no conhecimento, tem por objetivo a produção do saber. Com essas definições estabelecidas entramos mais a fundo sobre a questão do advento da tecnologia.
Ao longo da história a evolução tecnológica dominou os processos de produção modernos, mas ao mesmo tempo interferiu em um ponto fundamental do processo criativo: a técnica. Ela é extremamente cara à concepção do objeto. Tendo domínio da técnica, a qualidade e o nível intelectual do material produzido são superiores ao material produzido sem esse conceito. A exemplo disso podemos fazer uma simples comparação. De um lado, temos as velhas naus construídas por nossos antepassados, que cruzavam oceanos inteiros enfrentando tormentas e outros desafios, resultado de uma produção extremamente técnica. Do outro, temos a nau construída em 2000, que apesar de valer-se das mais avançadas tecnologias na hora de sua produção, não conseguiu completar o percurso RIO-PORTO SEGURO por problemas técnicos.
As novas gerações nascem em um mundo dominado pela tecnologia. É neste ponto em que ela atrapalha: por ser um facilitador e uma ferramenta originadora de atalhos para a construção e a criação. Desta forma, a técnica se perde, ficando esquecida ou pouco utilizada. Com isso, o nível das produções torna-se decadente ao longo do tempo. Saber utilizar a tecnologia como meio de aprimorar a técnica é de extrema relevância. A evolução da fotografia e do cinema são exemplos disso; através do conhecimento técnico utilizou-se a ferramenta