Sociedade não é apenas uma soma de indivíduos
RESUMO
Através desta Ciência, busca-se conhecer e entender as relações entre indivíduos que formam uma sociedade, assim como as relações entre as sociedades.
Palavras-chave: Sociedade, Indivíduos e Relação.
-------------------------------------------------
Estudante. Unipac Lafaiete. Engenharia Industrial Mecânica.
Sociedade não é uma soma de indivíduos
No prisma organicista, a sociologia entende a sociedade como sendo:
Corpo orgânico estruturado em todos os níveis da vida social, com base na reunião de indivíduos que vivem sob determinado sistema econômico de produção, distribuição e consumo, sob um dado regime políticos, e obedientes a normas, leis e instituições necessárias à reprodução da sociedade como um todo; coletividade. (FERREIRA,2000,p.502)
Esta coletividade citada no fragmento de texto acima, segundo Durkheim, assume uma consciência, tendo significações e motivações próprias, isto é, dado pela forma com que os indivíduos se organizam em convívio comum.
A sociedade não é uma simples soma de indivíduos, e sim um sistema formado pela associação, que representa uma realidade específica com seus caracteres próprios. Sem dúvida, nada se pode produzir de coletivo se consciências particulares não existirem; mas esta condição necessária não é suficiente. É preciso ainda que as consciências estejam associadas, combinadas, e combinadas de determinada maneira, é desta combinação que resulta a vida social, e por conseguinte, é esta combinação que a explica. Agregando-se, penetrando-se, fundindo-se, as almas individuais dão nascimento a um ser, psíquico se quisermos, mas que constitui individualidade psíquica de novo gênero. •(FERREIRA, 2000, p.642)
Na concepção durkheimiana de sociedade, o todo social é superior à simples soma de indivíduos, a consciência