Jean Jacques
Nome: Fernanda Quintana
Série: 3º18
Turno: Manhã
Introdução
Jean-Jacques Rousseau foi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. Nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra (Suíça) e morreu em 2 de julho de 1778 em Ermenoville (França). É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, sendo que suas idéias influenciaram a Revolução Francesa (1789). Crítico e polêmico, Jean Jacques Rousseau, como homem do século XVIII, procurou realizar uma análise científica da humanidade. O ponto central de seu pensamento foi à oposição entre natureza e sociedade, bem como a questão sobre a desigualdade entre os homens e o conjunto de tal condição: que separa ricos e pobres, magistrados e fracos, senhores e escravos.
Rousseau além de ter sido um dos principais filósofos iluministas e além de ter escrito estudos sobre religião, política e literatura, foi autor também de algumas obras, sendo a principal: Contrato Social, Da qual falaremos um pouco mais no decorrer do trabalho.
O Contrato Social
Publicado em 1762, O livro pretende mostrar qual é o fundamento da ordem social. Ela não vem do direito natural, nem da força, mas de uma convenção, o pacto social. Rousseau procura explicar o que torna essa mudança legítima. A ordem social é um direito sagrado que não existe na natureza e funda-se em convenções. No primeiro livro, segundo muitos, é a voz do jovem e apaixonado Rousseau que fala. O leitor deve se precaver contra algumas armadilhas interpretativas que se encontram por sob expressões como regras de administração, homens como são.
Nesta obra, Rousseau expõe a sua noção de contrato social, que difere muito das de Hobbes e Locke: para Rousseau, o homem é naturalmente bom, sendo a sociedade, instituição regida pela política, a culpada pela "degeneração" do mesmo. O contrato social para Rousseau é um acordo entre indivíduos para se criar uma sociedade,