Sociedade em Redes
Antes de dar qualquer definição à sociedade em rede, é preciso compreender o significado de SOCIEDADE e de REDE.
A SOCIEDADE é formada por todos os seres humanos que ocupam um determinado espaço num determinado tempo. Como por exemplo, o espaço pode ser um país ou região e o tempo que, historicamente, pode ser bastante longo, mas que sociologicamente, pode ser extremamente curto. Ainda há uma terceira dimensão a considerar aqui, a dos traços de união entre os elementos, que podem ser os mais diversos, que podem ser a família, vizinhança, trabalhos, origem étnica, etc.
Já a REDE é um conjunto de nós interligados por relações aleatórias que permitem o fluxo de informação. Trazendo essa definição para a nossa sociedade, pode-se considerar a primeira rede da qual fazemos parte é a família. Nesta, os nós são familiares e todos eles se comunicam, trocando experiências um com os outros. Outra rede é a escola. Nela também há a comunicação e a troca de experiências que formam uma rede um pouco mais abrangente.
Partindo desse raciocínio, vamos ao longo da vida fazendo parte de várias redes, trabalho, grupo de amigos, associações e todas elas acabam por ficar interligadas através de um ou mais nós (pessoas) até chegarmos a uma rede maior que podemos considerar a sociedade.
As sociedades sempre viveram em rede, ou em redes; No início, a interação se fazia através de sinais, gestos, conversas, tambores, fumaças. Mais adiante, através de cartas escritas em papel, por telégrafo, telefone e, por último, por sites de relacionamentos na Internet, como o Facebook, Twitter, Orkut, Myspace... No entanto, segundo Castells(2006) , o avanço tecnológico proporcionou um aumento exponencial do efeito de rede, modelando a sociedade atual, na qual se insere a sociedade da informação e do conhecimento.
A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO é compreendida como aquela que considera o conhecimento como fator vital e essencial para se adquirir riqueza e poder, seja para as