Sociedade em rede
|
Elaborado por: Nuno Vieira nº 11127008 Miguel Carvalho nº 11136008 |
UNIVERSIDADE LUSÍADA
1º GESTAO DE EMPRESAS - ICS
INTRODUÇÃO
Para este trabalho temos como objectivo abordar o tema “A Sociedade em Rede” segundo o ponto de vista de Manuel Castells.
Outros como [ edit ] Barry Wellman and Hiltz-Turoff Explore The Network Society Concept Barry Wellman, Hiltz-TUROFF e Jan van Dijk foram sociólogos que também abordaram esse mesmo tema da “Sociedade em Rede”.
Manuel Castells é um professor e sociólogo espanhol, nascido em Espanha, em 9 de Fevereiro de 1942 que foi um dos precursores do estudo sobre o impacto da tecnologia na sociedade.
Actualmente tem como suas funções e títulos académicos:
- (professor/pesquisador) Do programa sobre a Sociedade da Informação, Universidade Oberta de Catalunya/ Open University of Catalonia (UOC), Barcelona.
- (professor) de Comunicação Tecnologia e Sociedade, Annenberg Escola de Comunicação da Universidade de Southern California (USC), Los Angeles.
- Professor Emérito de Sociologia, e da City & Regional Planning, Universidade de Berkeley Califórnia.
O estudo de Castells deu origem a uma trilogia:
1.) A Sociedade em Rede (1.996)
2.) O Poder da Identidade (1.997)
3.) O Fim do Milénio (1.998)
“Sociedade em Rede”, Castells examina muitos aspectos da sociedade e coloca no contexto de uma organização de rede. Quanto a organização em rede, o autor quer dizer SCA (Sistemas Complexos Adaptativos). Um exemplo é a própria Internet ou os grupos que se formam dentro dela nela. Uma da novidade na abordagem de Castells é o conceito de Rede no centro da avaliação. Ele é contrastado com a idéia de indivíduo. Há uma ênfase na agilidade e organização por causa da rede. Ele explora a transformação pela rede, por exemplo, fazendo um paralelo com o que aconteceu aos PC em 1970, computadores interconectando-se pela Internet, e a sociedade organizando-se em rede. O computador funciona