Sociedade em Rede
1
Bruna Cavalli GIACHELIN 2
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Caxias do Sul, RS
RESUMO
Este artigo trata da criação da internet e das consequências que este novo sistema de comunicação mediada por computadores provocou, no aspecto cultural, financeiro e comunicacional. Onde a informação passou a ser o principal bem de consumo e a rede mundial de computadores se consolidou. Transformando-se em uma ferramenta indispensável para a economia global e as relações sociais, ocasionando o surgimento de uma sociedade em rede.
PALAVRAS-CHAVE: mídias de massa; internet; comunicação; cultura; sociedade.
1. INTRODUÇÃO
Vivemos em uma sociedade multiconectada, uma sociedade em rede que tem seu sistema econômico e sua organização social baseada na troca instantânea de informações. Este processo se desenvolveu na medida em que a internet se tornou uma indispensável ferramenta no sistema econômico vigente, o capitalismo. Desencadeando uma nova economia global, através de mudanças institucionais e tecnológicas que transformaram o mundo financeiro. Fazendo com que o consumo e a produção acompanhassem a instantaneidade da informação.
2. MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
Deixando de lado conceitos históricos, começaremos a contextualizar alguns exemplos de meios de comunicação de massa e as suas colocações no cenário atual.
Iniciando pelo rádio, que já foi listado como uma ameaça de extinção. Passada esta fase viu-se este meio migrando para outras plataformas, e continuando com o seu potencial de transmissão de dados com certa rapidez. Tendo ainda um grande alcance público, como em regiões mais remotas onde o rádio é uma importante fonte de notícias
1
Trabalho apresentado na Disciplina de Comunicação Digital e Novas Tecnologias (PBP0210A) do curso de
Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade de Caxias do Sul, junho de 2014.
2
Estudante de Graduação 7º. semestre do Curso de Publicidade e