Sociedade em Rede
A sociedade é composta de indivíduos, a sociologia estuda atitudes, o cotidiano, o convívio social e os costumes dos mesmos, tendo como objeto principal de estudo as figurações, redes de dependência mútua, condicionamentos recíprocos da ação e expansão ou confinamento da liberdade.
A sociedade vive em constantes mudanças e desenvolvimento contínuo, Castells explica em partes, começando pela explicação da Revolução Industrial (século XVIII) que modificou todo o cenário industrial e social da época, trazendo modernidade ao setor, substituição de trabalhos manuais (ou trabalhadores) por máquinas, diminuição da carga horária dos trabalhadores (que na época era absurda e com remuneração baixíssima), e esta revolução acarretou em um aumento considerativo de produção e desemprego.
Juntamente com a Revolução Industrial inicia-se outra, a Revolução Tecnológica, surgida nos EUA durante o século XX, a qual acontece de forma bem mais rápida e conecta atividades, grupos sociais e territórios dominantes em todo o mundo. Concentra-se nas tecnologias de informação, processamento e comunicação, onde a mente humana é a força direta da produção e opera alterações em todos os domínios de sua atividade.
Castells cita o desenvolvimento das formas de comunicação, desde a criação do alfabeto, que permitiu o pensamento racional dos indivíduos, até à Infovia. E tratando de tecnologia de comunicação, no início (anos 80) o rádio era a grande sensação entre as pessoas, era um meio prático de ficar sabendo dos interesses que as pessoas tinham na época como meteorologia, noticias e etc. Só que não havia muitas variedades de estações e o alcance o sinal de rádio era muito pequeno. Com a chegada da televisão as pessoas passaram a dar mais atenção para essa novidade. Elas passaram a assistir televisão como o lazer após o trabalho, mas como todo o inicio não havia muitos canais, portanto não havia muitas opções do que assistir. Logo