Sociedade do conhecimento
RESUMO
Em um mundo moderno onde a única certeza é a mudança, apenas o conhecimento é uma fonte segura de vantagem competitiva. As transformações ocorridas nos últimos anos estão nos levando a um novo modelo, um novo paradigma de organização da economia e da sociedade. É pela educação que se prepara a população para a entrada na nova era e que se constrói a sociedade do saber.
Palavras-chave: Conhecimento. Desafios. Oportunidades.
1 INTRODUÇÃO
“Sociedade do Conhecimento” é antes de tudo, a expressão empresarial dos investimentos racionalmente programados para o mundo globalizado, relativos à informática, telecomunicação, redes de comunicação digitais, sistemas de comunicação móveis,etc.
As mudanças e as inovações tecnológicas ocorrem num ritmo tão acelerado, que além dos fatores tradicionais de produção, como capital, terra e trabalho, é fundamental identificar e gerir inteligentemente o conhecimento das pessoas nas organizações.
2 DESENVOLVIMENTO
Concordamos com a Squirra (2005, p. 255), quando afirma que
[...] a sociedade do conhecimento trouxe consigo a velocidade do tempo real, com amplas possibilidades de controle, armazenamento e liberação de acesso a múltiplos conjuntos de informações. Cada vez mais, essas possibilidades tornaram-se alguns dos vetores mais importantes na definição da produtividade das economias nacionais, e a informação configurou-se como o principal ativo das empresas e países na sua busca por maior competitividade.
Além disso, podemos destacar que esta geração vem se tornando cada dia mais importante. Nos devemos manter sempre informados e correr sempre atrás de novos conhecimentos. Precisamos nos atualizar com o que vivemos hoje, mas também, preocupados com as mudanças do amanhã. A busca de novas ideias, novos pensamentos e novas razões podem se tornar grandes significativas no mercado competitivo.
3 ENTREVISTA