A sociedade do conhecimento
1
A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Érico Oda∗
Os computadores são incrivelmente rápidos, precisos e burros; os homens são incrivelmente lentos, imprecisos e brilhantes; juntos, seu poder ultrapassa os limites da imaginação. Albert Einstein.
A Sociedade do Conhecimento
A evolução da sociedade humana, sob o ponto de vista socioeconômico, iniciouse quando homem destacou-se dos demais animais, pelo domínio do fogo e de armas e, com a utilização de sua inteligência primária, exercitou atividades extrativistas, que proporcionavam ao ser humano primitivo a sobrevivência por meio da coleta, da caça e da pesca. Com a fixação do homem à terra durante a Sociedade Agrícola, surgiram as atividades de plantio e de criação, que possibilitaram produzir mais do que era necessário para a sobrevivência, dando origem à primeira atividade econômica estruturada: o comércio de troca dos excedentes, estabelecendo o conceito de valor de produtos e serviços e da moeda como facilitador das trocas. No século XVII, surgiu a sociedade industrial, decorrente das primeiras invenções tecnológicas aplicadas às atividades produtivas, permitindo a produção de bens de consumo em grandes quantidades e promovendo uma maior velocidade na acumulação de bens de capital, criando e instituindo novas estruturas econômicas e sociais. Após a Segunda Guerra Mundial, a evolução significativa das tecnologias da informação (informática e telecomunicações), somada às condições sociopolíticas de competição e de cooperação entre nações, resultou no fenômeno da globalização, desencadeando um aumento da competitividade na economia mundial e empresarial.
Mestre em Administração (UFRGS-2001). Pós-graduado em Engenharia de Produção (UFSC-1985). Especialista em Sistemas de Informações (CDE/FAE-1981). Bacharel em Administração (FAE-1976) e Graduado em Engenharia Civil (UFPR-1973). Professor Universitário e Consultor Empresarial.
∗
A Sociedade do Conhecimento
2
Essa