Sociedade do conhecimento
Bacharelado em Administração– Prática Módulo 2012/2 05/12/12
RESUMO O objetivo deste do material descrito abaixo é mostrar que na sociedade do conhecimento acontecem grandes transformações nos espaços sociais, econômicos e produtivos, tornando-se o conhecimento o principal fator de produção e interferindo diretamente no desenvolvimento de organizações. O conhecimento tornou-se vantagem competitiva no mercado. Palavras-chave: conhecimento, competividade e inovação.
1 INTRODUÇÃO
O conhecimento tornou-se um dos principais fatores para ultrapassar a desigualdade, agregar valor, criar emprego qualificado e de difusão do bem-estar.
Na Sociedade do Conhecimento, as transformações e as inovações acontecem muito rápido, além dos fatores tradicionais de produção, como capital, terra e trabalho, é fundamental identificar e gerir de forma inteligente o conhecimento das pessoas.
2 DESENVOLVIMENTO A ‘Sociedade do Conhecimento’ é compreendida como aquela na qual o conhecimento é o principal fator estratégico de riqueza e poder, tanto para as organizações quanto para os países. Nesta sociedade, a inovação tecnológica ou novo conhecimento, passa a ser um fator importante para a produtividade e para o desenvolvimento econômico dos países. (DRUCKER, 1993; LEMOS, 1999; CHAPARRO, 2001; FUKS, 2003; D'AMARAL, 2003).
A ‘Sociedade de Conhecimento’ é então posterior à sociedade industrial moderna, na qual as matérias-primas e o capital eram considerados como o principal fator de produção. Esta nova sociedade é impulsionada também por contínuas mudanças, algumas tecnológicas como a Internet e outras econômico-sociais como a globalização. mesma forma que na introdução, os elementos que integram o desenvolvimento do trabalho poderão variar nas suas divisões e subdivisões, em função
2
da sua natureza e da área de conhecimento a que pertencem.
'Sociedade do Conhecimento' e 'Sociedade da Informação' são por vezes usadas com o mesmo