Sociedade da informação e construção do conhecimento em rede.
O profissional de Assistente Social deve, desenvolver programas de caráter social a empregados e seus dependentes, auxiliando-os na solução de problemas materiais, de saúde, psíquicos e outros segundo a política geral da empresa, visando o bem-estar e motivação do funcionário no trabalho. Participar de programas de recuperação profissional em casos de acidentes ou doenças profissionais.
Em geral,a formação para tais profissionais dever desenvolver os programas da área de Assistência Social abordam temas como planejamento, gestão e análise de políticas públicas e sociais e dos meios de intervenções que o assistente social tem à disposição para assegurar os direitos humanos e a cidadania. Envolvendo os estudos das questões como trabalho infantil, violência doméstica, promoção da saúde para idosos e sistema penitenciário, é aceitos alunos graduados em Serviço Social, Ciências Sociais, Administração de Empresas, Direito, Medicina e Odontologia.
O assistente social deverá possuir o curso Superior em Serviço Social, além do estágio obrigatório. Ao longo da carreira, é importante que o profissional faça cursos de especialização. As características do Assistente Social é de cunho humanista, portanto, comprometida com valores que dignificam e respeitam as pessoas em suas diferenças e potencialidades, sem discriminação de qualquer natureza, tendo construído como projeto ético/ político e profissional, referendado em seu Código de Ética Profissional, o compromisso com a Liberdade, a Justiça e a Democracia. Para tal, o (a) Assistente Social deve desenvolver como postura profissional à capacidade crítica/reflexiva para compreender a problemática e as pessoas com as quais lidarem, exigindo-se a habilidade para comunicação e expressão oral e escrita, articulação política para proceder a encaminhamentos