Sociedade, Consumo e Meio Ambiente
AMBIENTE
SOCIEDADE DE CONSUMO
Nas
últimas décadas houve um aumento significativo do consumo em todo mundo, provocado pelo crescimento populacional e, principalmente, pela acumulação de capital das empresas que puderam se expandir e oferecer os mais variados produtos.
RELAÇÃO DE CONSUMO
(ASPECTO PSICOLÓGICO)
A sociedade
atual estabeleceu um paradigma onde o consumo se tornou sinônimo de felicidade e bem estar, até mesmo o prestigio e o status está diretamente interligado a capacidade de adquirir bens. Portanto consumir e acumular bens com ou sem necessidade, pois esse sistema esta enraizado no seio do paradigma capitalista.
CONSUMO X CONSUMISMO
Consumo
nada mais é que uma forma de atender as necessidades humanas primárias e secundárias, internas e externas, ao adquirir ou utilizar produtos e serviços, sejam naturais ou artificiais. Consumismo é pratica desenfreada de consumir mesmo sem necessidade.
VISÃO DE CONSUMISMO
Conceito
de Pulsão: uma energia psíquica contínua e não específica que leva a um estado de tensão que precisa ser descarregada de alguma forma. Ela não possui um objeto predeterminado a ser direcionada e suas formas de satisfação são variáveis e insaciáveis, diz respeito ao desejo e não à necessidade.
- Freud
Para
suprir as sociedades de consumo, o homem interfere profundamente no meio ambiente, pois tudo que o homem desenvolve vem da natureza.
CONCLUSÃO
O
que deve ocorrer a partir de agora é a conscientização de que o bem ambiental é quase que intocável, devendo a humanidade buscar outras alternativas para se desenvolver economicamente, e não continuar “conciliando”
(melhor dizendo, privilegiando) o crescimento econômico, que gera degradação ambiental, em face da preservação, sob pena do desenvolvimento sustentável e se tornar um embuste, um escudo falacioso para continuar permitindo a degradação.
REFERÊNCIAS
Dantas