Socialização
Os fenômenos sociais como cooperação, conflito, competição, entre outros, são de interesses da sociedade, pois esses fenômenos influenciam a produtividade e contribuem para as mudanças organizacionais tanto internas como externas isso consequentemente acaba atingindo as organizações. Alguns comportamentos coletivos não decorrem de características inatas de um tipo ou raça de indivíduos e sim da aprendizagem sofrida desde a infância em seu ambiente cultural, dentro desse processo denominado socialização. Devido a esse processo, os vários objetivos pessoais que levam os indivíduos a buscar satisfaze-los, participando das organizações.
1.1 A Cultura é Interiorizada pela Organização.
Sociologia é o processo pelo qual, ao longo da vida, a pessoa aprende e interioriza os elementos socioculturais de seu meio, integrando-os na estrutura de sua personalidade sob influência de experiências e agentes sociais significativos, e adaptando-se assim ao ambiente social em que vive. Em razão das diferenças culturais de um país para outro a socialização determina tipos diversos de indivíduos.
A cultura ramifica-se sucessivas subculturas , o que sugere diferenças na socialização de várias classes sociais e profissionais.
Embora a socialização ocorra durante toda a vida, seu núcleo é fixado na infância, após o qual pode, no máximo, mudar nos aspectos superficiais. Portanto, a socialização condiciona quais serão os objetivos pessoais que o indivíduo tentará satisfazer nas organizações.