Socialização na educação infantil
CURSO DE PEDAGOGIA EAD
CRISTINA DA SILVA BORGES
DIREITOS DA POPULAÇÃO JOVEM – DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO
SÃO GONÇALO
2012
APRESENTAÇÃO DO TEMA
O conceito de juventude refere – se à fase de vida situada entre a infância e a idade adulta. Trata-se, portanto, de uma etapa de aquisição das habilidades sociais, atribuições de deveres e responsabilidades e afirmação da identidade. As escolhas realizadas nessa fase de vida têm forte influência no futuro, como fator de ampliação ou limitação da vida adulta. Apesar de ter por base marcos etários e biológicos, a definição da população jovem é indissociável do contexto sociocultural, político e econômico. Pode - se falar na existência de adolescências e juventudes, para expressar a multiplicidade de comportamento, hábitos e condutas característicos dessa etapa de vida.
Igualmente, é importante enfocar a população jovem em suas especificidades, respeitando suas formas peculiares de interpretar o mundo e analisando – as em relação aos diferentes lócus de sociedade e interações sócias, presentes ao longo do processo de crescimento da infância até a vida adulta. A família, a escola, os grupos e o mundo do trabalho vão se sucedendo no desenvolvimento do indivíduo de forma bastante diferenciada, em razão da orientação sexual, da classe social, raça, etnia, gênero e outros condições pessoais (como se deficiente, viver com HIV /AIDS, religião, origem geográfica, local de residência, entre outros).
. Por exemplo, a necessidade de abandonar os estudos para trabalhar, o retorno tardio no momento de entrada no mercado e a desestruturação e reestruturação das famílias fazem com que esses diferentes lócus se sobreponham uns aos outros nas trajetórias de jovens. Todos esses possíveis desafios e adversidades enfrentados na sociedade contemporânea pelas/os