SOCIALISMO
SOCIALISMO
INTRODUÇÃO:
Socialismo é um regime de sociedade onde não existe capital privado, tudo é público: as propriedades, matérias-primas e o dinheiro. Infelizmente todos os países que tentaram aplicar o socialismo na prática fracassaram, pois o ser humano é egoísta e individualista. Na prática o socialismo nunca deu certo (a não ser, alguns aspectos). Países como Cuba, Coréia do Norte e Vietnam tentaram aplicar conceitos socialistas. Cuba sofre até hoje por ter seguido esse rumo, em compensação muitas coisas que acontecem em Cuba, foi graças à ele. Cuba sofre restrições econômicas da maioria dos países, mas tem uma das melhores saúdes, muitos médicos vão se especializar lá. A solidariedade é facilmente vista na população. Isso são coisas que não existe no capitalismo, ao qual vivemos atualmente.
O Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A ideia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras.
Nesse sentido, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda.
Os precursores dessa corrente de pensamento foram Saint-Simon (1760-1825), Charles Fourier (1772-1837), Louis Blanc (1811-1882) e Robert Owen (1771-1858), conhecidos como criadores do socialismo utópico.
Outros pensadores importantes que se enquadram no socialismo científico são os conhecidos Karl Marx e Friedrich Engels.
Apesar das ideias socialistas terem sido criadas ainda no século XIX, foram somente no século XX colocadas em vigor. O primeiro país a implantar esse regime político foi a Rússia, a partir de 1917, quando ocorreu a Revolução Russa, momento em que o governo