Socialismo
Socialismo refere-se a qualquer teoria de organização econômica e social caracterizada pela igualdade de oportunidades e diretos de todos os indivíduos. Atualmente o socialismo aparece em algumas partes de posições de esquerda política. O socialismo surgiu durante o século XVIII, teve sua origem a partir de movimentos políticos da classe trabalhadora que discordavam dos efeitos da industrialização e da propriedade privada. Os maiores pensadores socialistas veem o capitalismo como uma exploração onde a riqueza e o poder se concentram nas mãos de uma pequena parte da sociedade que controla o capital, gerando assim uma sociedade desigual sem ao menos oferecer oportunidades iguais a todos os indivíduos a fim de maximizar suas potencialidades. Friedrich Engels e Saint-Simon defendiam a criação de uma sociedade onde as tecnologias modernas fossem aplicadas de forma geral racionalizando a atividade econômica. Isso faria com que a riqueza e o poder fossem mais bem distribuídos com base na quantidade produzida, embora os socialistas não saibam quais as medidas que teriam de ser tomadas para que essa isso fosse alcançado.
O socialismo não é uma filosofia de doutrina e programa fixos; seus ramos defendem certo grau de intervencionismo social e racionalização econômica (geralmente sob a forma de planejamento econômico), às vezes opostos entre si. Uma característica da divisão do movimento socialista é a divisão entre reformistas e revolucionários sobre como uma economia socialista deveria ser estabelecida. Alguns socialistas defendem a nacionalização completa dos meios de produção, distribuição e troca, outros defendem o controle estatal do capital no âmbito de uma economia de mercado.
2. SOCIALISMO UTÓPICO
Socialismo utópico era uma correste de pensamentos criada por Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier e tinha como principal objetivo a criação de uma comunidade pacifica que funcionaria a partir da boa vontade da burguesia. Ou seja, sem o