SOCIALISMO
- A União das Republicas Socialista Soviética, em sua fase de maior expressão após a guerra, chegou a ser composta por quinze republica e a ocupar um território de 22,4 milhões de quilômetros quadrados, englobando cerca de 290 milhões de habitantes.
- A bandeira da União Soviética era composta por um retângulo vermelho com uma foice e um martelo amarelos cruzados, posicionados no canto superior esquerdo. Acima da foice e do martelo havia uma estrela de cinco pontas também amarela. A foice e o martelo cruzados representavam respectivamente os trabalhadores do campo e os trabalhadores da cidade e a estrela amarela a centralização do poder através da presença onipotente do Partido Comunista.
- No governo de Josef Stalin (1924-1953), a União se consolidou politicamente sob um regime de partido único centralizado e autoritário. Ditadura da burocracia dos PCUS (Partido comunista da União).
- A economia era estatizada, ou seja, todos os meios de produção (indústrias, fazendas, bancos, etc.) eram controlados pelo governo. Os salários também eram controlados pelo governo, de forma que houvesse uma equiparação salarial, evitando assim a formação de desigualdades sociais.
- Sob essa economia estatal planificada a União Soviética passou a ter posição elevada na economia mundial. Tornando-se também, uma superpotência nuclear e aeroespacial, se tornando rival dos Estados Unidos.
- Até o período em que o mundo era guiado pelos padrões impostos na segunda Revolução Industrial, a economia dos soviéticos ia bem. Enquanto os índices de produção e competitividade tinham como referência às industrias que surgiram na segunda Revolução Industrial, a União Soviética estava em igualdade com os países capitalistas.
- Até a década de 1970, a União Soviética apresentou um formidável desenvolvimento econômico. Davam prioridade às indústrias de bens de produção, e investiam na infra-estrutura necessária para ajudar no processo de