Socialismo
Conceito: O Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A idéia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras.
Pontos Positivos: O Socialismo, como forma de enxergar as relações de trabalho e a exploração do ser humano contribuiu enormemente para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, especialmente no que tange aos direitos trabalhistas e a valorização da classe trabalhadora não há propriedade privada, tudo pertence a todos(estado), o povo é o estado.
Pontos Negativos: É complicado de se instalar; o socialismo pregado por Karl Marx defende a revolução armada das massas.
O outro seria o socialismo utópico, que defende a tolerância e o conhecimento de todos a uma vida melhor pela distribuição igualitária. Com a visão capitalista, esse socialismo é impossível.
Como o único viável é o marxista, para instalar o socialismo as massas da população teriam de ser mobilizadas, gerando revoltas na sociedade. Por isso é improvável a instalação do socialismo no Brasil, por exemplo.
Além disso, em países com socialismo ainda ocorre a corrupção. Pois aqueles que estão no poder raramente se contentam em ficar só com o poder. A visão capitalista afeta essas classes que estão em ascensão.
Características: Diferentemente do que ocorre no capitalismo, onde as desigualdades sociais são imensas, o socialismo é um modo de organização social no qual existe uma distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, com a finalidade de proporcionar a todos um modo de vida mais justo.
Sabe-se que as desigualdades sociais já faziam com que os filósofos pensassem num meio de vida onde as pessoas tivessem situações de igualdade, tanto em seus direitos como em seus deveres; porém, não é possível fixarmos uma data certa para o início do comunismo ou do socialismo na