Produtos ou serviços que fracassaram no mercado brasileiro
Preço, Distribuição e Comunicação. Dê um exemplo de produto ou serviço fracassado para cada componente do Composto de Marketing e justifique suas escolhas num texto com cerca de 20 linhas.
Produto: A Kodak continuou a investir em filmes fotográficos em plena era digital devido a seus líderes se recusarem a admitir que seu principal produto era obsoleto, ao mudar de estratégia ingressou no mercado das impressoras, já dominado por gigantes, como a HP. Sem obter sucesso a empresa pediu concordata nos Estados Unidos para honrar suas questões financeiras até 2013, caso não consiga se reestruturar é iniciado o processo de falência.
Praça (Distribuição): Mesbla, sólida no mercado varejista por mais de 80 anos, sua má administração de 40 diretores tornavam a tomada de decisão de vários setores, muito lenta. A rede de lojas de departamentos de mais ou menos 47 lojas passou por vários planos financeiros, turbulências políticas e sociais, mas foi a partir do Plano Real que as fragilidades foram expostas. Em 1997, a rede pediu concordata e em 1999 fechou a sua última loja em Niterói/RJ.
Preço: N-Gage da Nokia, para concorrer com o Gameboy. Lançado no Brasil um ano depois do planejado, teve as vendas terrivelmente baixas nas primeiras semanas e o preço inicial era muito caro; Caiu pela metade para alavancar as vendas. Um erro estratégico de preço de um aparelho que teve sérios problemas de identidade: era um celular, smartphone ou console? Houve um grande investimento para reestruturar as falhas do produto retirado do mercado antes que manchasse a credibilidade da Nokia.
Promoção: A campanha “Pode ser Pepsi em Dobro!” foi um desastre! Não supriu as necessidades, os desejos e nem as expectativas dos clientes. A campanha tinha duração de um final de semana e prometia entregar ao consumidor