SOCIALISMO E COMUNISMO
ALEX
ANA
PDN 1
TRABALHO DAD
As teorias de Karl Marx, Friedrich Engels,
Louis Althusser e Pierre Bourdieu
Belo Horizonte
2009
Questões
1. Explique, de acordo com Marx e Engels a razão da desigualdade social. Em sua resposta você deve explicar e utilizar os conceitos de trabalho, meios de produção, propriedade privada e classes sociais.
Para Marx e Engels, a razão da desigualdade social é a propriedade privada dos meios de produção pela classe dominante, que explora o trabalho humano não deixando que a renda deste trabalho seja dividida da forma correta, já que o produto de seu trabalho não lhe pertence e sim aos proprietários da propriedade privada que é a detentora dos meios de produção em particular.
Sendo o trabalho uma ação humana que modifica a natureza com o objetivo de criar condições materiais para a sua existência, para realizá-lo o homem necessita de ferramentas que quando empregadas para a obtenção de lucro, estas passam a ser denominadas como meios de produção, que são utilizados para a fabricação dos produtos (máquinas, equipamentos, ferramentas, instalações de empresas, etc.) e este se vê forçado a vender sua mão de obra a quem os detêm, sendo este os proprietários.
As classes sociais são subdivisões da sociedade, elas foram criadas pela propriedade privada, que as dividiu em proprietários e não proprietários. Os proprietários possuem os meios de produção e os não proprietários a mão de obra, com isso os proprietários vivem da exploração do trabalho dos não proprietários. Na sociedade capitalista essas duas classes sociais são categorizadas como; Burguesia: são os proprietários que detêm os meios de produção (patrões, empresários, banqueiros, industriais, comerciantes, fazendeiros, etc.), Proletariado: trabalhadores assalariados. Nesta categorização capitalista, a burguesia é a classe dominante e o proletariado a classe dominada.