principais indices da inflação
ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR AMPLO –
IPCA (IBGE)
*IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
*(O IPCA foi o índice oficial do Governo Federal para avaliação das metas inflacionarias, contratadas com o FMI, a partir de julho/99).
O IPCA foi constituído inicialmente com o objetivo de corrigir as demonstrações financeiras das companhias abertas. Sendo calculado desde 1980.
O SNIPC (Sistema Nacional de Preços ao Consumidor) realiza a produção contínua e sistemática de índices de preços ao consumidor, tendo como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio). O público- alvo do IPCA compreende as famílias com rendimentos mensais entre 1 e 40 salários- mínimos, qualquer que seja a fonte de rendimentos, e residentes nas áreas urbanas das regiões. Abrangência geográfica do IPCA: Regiões metropolitanas de Belém,
Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto
Alegre, Brasília e município de Goiânia.
Este índice mede a variação dos gastos com alimentação, transporte, comunicação, despesas pessoais, vestuário, habitação, saúde e artigos de residência no período do primeiro ao último dia de cada mês de referência. E no período compreendido entre o dia oito e doze do mês seguinte o IBGE divulga as variações.
ÍNDICE GERAL DE PREÇOS DO MERCADO - IGP-M (FGV)
*FGV (Fundação Getúlio Vargas) O IGP-M (FGV) é mensurado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas, sendo divulgado no final de cada mês de referência. Este índice foi estabelecido com a finalidade de ser um indicador para orçar as correções de alguns títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e Depósitos Bancários com renda pós fixadas acima de um ano. Posteriormente passou a ser o índice