Social
Ao se cadastrar no Orkut, os usuários preenchem um questionário dividido em três categorias:
• Social: Perfil social ou geral o usuário pode falar um pouco de si mesmo, de características como gostos, livros preferidos, músicas, programas de TV, filmes, etc.
• Profissional: Seleção da atividade profissional com informações sobre seu grau de instrução e carreira.
• Pessoal: Apresenta o perfil pessoal do indivíduo de forma a facilitar as relações interpessoais. Apresenta informações físicas, e sobre o tipo de pessoa que ela gostaria de se relacionar, ou mesmo até mesmo namorar/casar.
Após responder as perguntas, o seu perfil será montado e poderá ser visto por qualquer usuário. Você pode colocar uma foto principal que aparecerá ao enviar uma mensagem para outros usuários ou qualquer outra ação que envolva seu perfil. Também é possível incluir fotos, vídeos e feeds ao seu perfil. Além destes recursos existem outros que só são executados por outras pessoas no seu perfil, como escrever um depoimento, enviar mensagem particular, ignora-lo ou até mesmo denunciá-lo ao Orkut para que seu perfil seja investigado.
No Orkut é possível escolher quem pode visualizar fotos e mensagens, sendo assim a privacidade varia de acordo com a vontade do usuário. O ato de bisbilhotar a vida de estranhos, geralmente em busca de interesses em comum caracterizada nas redes sociais como o Orkut, acompanhar fotos e recados de desconhecidos é típico da contemporaneidade, em que se identifica um culto a personalidades, sejam elas famosas ou anônimas.
Um dos recursos principais do Orkut é a criação e participação em comunidades, que pode ser definido como um espaço reservado para pessoas que se identifiquem com o assunto