Social experimental
Disc. Psicologia Social
“A Psicologia Social é o estudo da dependência e interdepência entre as pessoas” (Zajonc)
O objeto principal da P. S. é o indivíduo em sociedade e não a sociedade propriamente dita;
É tb o estudo da interação com nossos familiares, amigos, inimigos, chefes, subordinados, com pessoas que conhecemos bem e pessoas que mal conhecemos, com nossos pares, com pessoas que se opõe a nós.
Estuda nossa percepção sobre o outro; nossas atitudes, comportamentos pró-sociais e antissociais, esteriótipos e preconceitos, comportamento grupal, formas de influenciar pessoas.
Cabe a P.S. estudar como esse convívio se processa, quais leis gerais que o regem e quais consequências deste processo.
Aplica-se tal conhecimento ao entendimento de situações sociais e e ao fornecimento de subsídios para resolução de problemas sociais
Este convívio social não se processa num vácuo cultural, mas sim numa sociedade , com suas tradições, cultura, sua história e seus determinantes econômicos.
“ o principal objetivo da P.S. é estudar o poder da situação social e como ele influencia o comportamento individual e grupal.
•
•
•
A P.S. fundamenta seu conheimento no método científico e não em meras especulações e senso comum“ A P.S. cria situações de interação social e verifica os efeitos instigadores de comportamentos sociais provocados por tais situações.
Busca estabelecer uma relação de causa e efeito. Essa relação não determina o comportamento ,mas indica qual o comportamento mais provável quando tais fatores situacionais estão presentes
Entrevistas estruturadas, semi-estruturadas e abertas;
Levantamento de atitudes e opiniões, observação (clássica e participante) em ambiente natural, estudos correlacionais, análise do conteúdo, práticas discurssivas, grupos focais,
Exemplos
Stanley Milgram (harvard) –