Sobre o Comportamento Organizacional, considere as afirmativas:
PREVALÊNCIA DE CÂNDIDA NA FLORA VAGINAL DE MULHERES INDÍGENAS, DAS COMUNIDADES BOA VISTA E ASSUNÇÃO DO IÇANA, DO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA – AM.
Brasília, DF
2013
PREVALÊNCIA DE CÂNDIDA NA FLORA VAGINAL DE MULHERES INDÍGENAS, DAS COMUNIDADES BOA VISTA E ASSUNÇÃO DO IÇANA, DO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA – AM
Projeto de pesquisa apresentado ao Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE da Anhanguera Educacional, tendo por objetivo a aprovação para a participar do Programa de Iniciação Científica.
Brasília, DF
2013
Resumo
Palavras-chave: Cândidas, comunidades indígenas, mulheres.
1. Introdução
As comunidades indígenas Boa Vista e Assunção do Içana estão localizadas no alto Rio Negro, noroeste do Estado do Amazonas, próximo ao município de São Gabriel da Cachoeira. Essas comunidades são habitadas por varias etnias como: Baniwa, Tucano, Baré, Wanano, e outro (SILVA, R. O. 2008)
As condições socioeconômicas das comunidades indígenas são precárias, faltando desde o saneamento básico até a energia elétrica. Atualmente, o problema de escassez de alimentos, como peixe e frutas, se torna notório, levando os comunitários cada vez mais a consumirem produtos industrializados (RIOS, L. et al 2006)
A expansão geográfica dificulta o atendimento à saúde pública desse povo, para ter uma assistência eficaz que atenda as demandas e as expectativas. É preciso que o profissional conheça de fato a realidade local, e a saúde indígena ainda é um desafio para as autoridades que dizem prestar assistência. Assim, faz-se necessário a realização sobre enteroparasitos e outros agentes que causam doenças nesses indivíduos, para que pessoas tenham qualidade de vida. As enteroparasitoses são muito frequentes na infância. A transmissão