sobre a vida
CENTRAL
ENTRAR › MENU G1 SANTA CATARINA Santa Catarina
MENU G1 SANTA CATARINA Santa Catarina BESbswy BESbswy BESbswy BESbswy
31/10/2014 23h58 - Atualizado em 01/11/2014 00h22
Mulheres com câncer falam sobre a qualidade de vida na prevenção
Rita Fornari está escrevendo um livro para ajudar também outras mulheres.
Mastologista diz que autoexame deve ser feito, mas que não seja obsessão.
Do G1 SC
"Gostaria que todas as mulheres tivessem uma conscientização da saúde de si mesma. O câncer hoje em dia tem cura, tem uma sobrevida maior. Estou aí há sete anos lutando, venci", diz Maria Machado, de 49 anos, que descobriu o câncer há sete.
A quarta e última reportagem da série "Todos os Tons", do RBS Notícias, exibida nesta sexta-feira (31), mostrou o que elas esperam do futuro e faz uma alerta sobre a importância da qualidade de vida na prevenção da doença. Rita Fornari, de 45 anos, conta que está escrevendo um livro para ajudar também outras mulheres.
O mastologista Luciano Rangel destaca que a qualidade de vida é muito importante. "Tem que cuidar da alimentação, dos momentos felizes da vida, das alegrias, de uma prática de exercícios físicos, comer coisas que não tenham tanto agrotóxico, que não tenham tantos hormônios. O autoexame da mama tem seu valor, desde que não torne a mulher obsessiva", afirma.
"Acredito que desde os 16 anos fumando e tomando anticoncepcional, dos 35 aos 37 anos, eu não tinha como correr de um câncer de mama", comenta Janaína Gerusa, de 35 anos. Para ela, falta um tempo da mulher para olhar para si mesma. "Eu penso que as mulheres hoje em dia, principalmente de 20 a 40 anos, não estão dando um tempo pra si".
"Faça sua mamografia, faça seus exames, rotineiramente. Ache um tempo para si mesma, porque ela acha tempo para todo mundo, para a família, para os filhos, mas quando chega a vez dela, ela esquece, ela acha que tem tempo. O câncer não