sobre a natureza e especificidade da educação
O homem passa então a criar sua cultura extraindo da natureza seu meio de subsistência, dando inicio ao processo de transformação da natureza. Afirmar então que a educação é um fenômeno especifico dos seres humanos significa admitir que ela é, ao mesmo tempo, uma exigência para o processo de trabalho, e que ela própria é um processo de trabalho.
Trabalho Material: processo de produção da existência humana que implica primeiramente, a garantia da subsistência material com a consequente produção;
Entretanto, para produzir materialmente, o homem necessita antecipar em idéias os objetivos da ação, o que significa que ele representa mentalmente os objetos reais. Essa representação inclui o aspecto de conhecimento das propriedades do mundo real (ciência), de valorização (ética) e de simbolização (arte).
Há duas modalidades na produção não-material:
Primeira: atividades em que o produto se separa do produtor, como no caso dos livros e objetos artísticos. Nesse caso existe um intervalo entre a produção e o consumo, o que possibilita a autonomia entre o produto e o ato de produção.
Segunda: atividades em que o produto não se separa do ato de produção, não havendo intervalos. É nessa segunda modalidade do trabalho não-material que se situa a educação.
Há duas modalidades na produção não-material:
Primeira: atividades em que o