Sobre a natureza e especificidade da educação
ROTEIRO 1
1) O que significa afirmar que a Educação é um fenômeno próprio dos seres humanos?
R: Pode-se dizer sim, que a educação é uma exigência do e para o processo de trabalho por ser um fenômeno próprio.
2) O que é cultura na perspectiva da relação homem e natureza?
R: O que diferencia o homem dos outros animais é o trabalho, assim é necessário extrair da natureza, ativa e intencionalmente, os meios de sua subsistência. Ao fazer isso se inicia o processo de transformação da natureza o que chamamos de mundo Humano ou Mundo da Cultura.
3) Qual é o papel histórico da escola a partir da definição da natureza da educação na sociedade humana?
R: A escola tem papel no que diz respeito ao conhecimento elaborado e não ao conhecimento espontâneo; ao saber sistematizado e não ao fragmentado; a cultura erudita (letrada) e não a popular (falada), ou seja, a escola tem a ver com o problema da ciência.
4) O que é cultura erudita e cultura popular?
R: A cultura Erudita é o saber sistematizado, é uma cultura letrada, sendo a primeira exigência de saber aprender a ler e escrever, sendo preciso conhecer a linguagem dos números, a linguagem da natureza e da sociedade. A cultura Popular é associada ao povo, não estando ligada ao conhecimento científico, pelo contrário ela diz respeito ao conhecimento espontâneo ou senso comum.
5) Qual é a relação entre Educação e Trabalho?
R: Sendo a educação um processo de e para o trabalhos podemos concluir que os dois estão ligados a existência humana. O homem necessita produzir continuamente para sua própria existência, consequentemente há necessidade de se educar.
ROTEIRO 2
1) Qual é a natureza da especificidade da Educação?
R: A compreensão da natureza da Educação enquanto trabalho não material, onde o produto não se separa do ato de produzir, nos permite situar a especificidade da educação, como aplicar aos conhecimentos, ideias,