Sobre a industrialização, quando e como aconteceu o impulso inicial da industrialização moderna no Brasil?
Juscelino Kubitschek, abandonando a política de capitalismo de Estado, atrai numerosas empresas para implantar subsidiárias no Brasil, no campo da indústria automobilística, naval, química, mecânica, ect. Para tanto, concedeu toda a sorte de subsídios, tais como terrenos, isenção de impostos, empréstimos e avais a empresários estrangeiros. O fez com tanta largueza que muita indústria custou a seus donos menos de 20% de investimento real do seu capital.
No século XX, teve lugar uma urbanização caótica provocada menos pela atratividade da cidade do que pela evasão da população rural. Chegamos, assim, à loucura de ter algumas das maiores cidades do mundo, tais como São Paulo e Rio de Janeiro, com o dobro da população de Paris ou Roma, mas dez vezes menos dotadas de serviços urbanos e de oportunidades de trabalho.
Aprende a edificar favelas nas morraias mais íngremes fora de todos os regulamentos urbanísticos, mas que lhe permitem viver junto aos seus locais de trabalho e conviver como comunidades humanas regulares, estruturando uma vida social intensa e orgulhosa de si.
Outra expressão de criatividade dos favelados é aproveitar a crise das drogas como fontes locais de emprego. Essa "solução" reflete a crise da sociedade norte-americana que com seus milhões de drogados produz bilhões de dólares em drogas, cujo excesso se derrama aqui.