Resenha cr tica
ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Resenha Acadêmica Crítica
“Processo Sociocultural”
Livro: O povo Brasileiro
Autor: Darcy Ribeiro
Alunos: Ana Luisa Amorim, André Oddone, Andréa Neiva, Ariana Lana, Camila Carmona, Fabiene Vieira, Fernanda Fernandes, Fernanda Lisboa, Hoseneide Freitas, Isabela Sangaleti, Larissa Medeiros, Letícia Oliveira, Letícia Rosas, Michelle Machado, Paula Muniz, Natasha Gonçalves.
Brasília
Novembro/2014
Este trabalho refere-se a uma resenha acadêmica crítica, proposta pela professora Leila Chalub, na disciplina de Antropologia e Educação do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, feita a partir do capítulo 3 – Processo Sociocultural do livro “O povo brasileiro”, de Darcy Ribeiro, onde ele aborda a história da formação do povo brasileiro. Nesse capítulo em específico, são abordados diversos segmentos do processo sociocultural desde a época do colonialismo.
O primeiro segmento é nomeado “Aventura e Rotina”, sendo tratados três assuntos: as guerras no Brasil, a empresa no Brasil e avaliação. A história do povo brasileiro é dilacerada e marcada fortemente por uma série de guerras, ocasionadas por conflitos de diversas ordens, são eles étnicos, sociais, econômicos, religiosos, raciais etc. Um bom exemplo foi a luta dos cabanos que abrangia diversos conflitos mas tinha como principal objetivo dar sua imagem étnica à sociedade.Ou a luta dos quilombolas com o objetivo de criar uma nova forma de vida social, diferente daquela da qual eles fugiram.
O processo de formação do povo brasileiro, se deu através de guerras e conflitos de seus contingentes índios, negros e brancos. Apesar de conflitos étnicos sempre terem existido entre as tribos que aqui viviam antes da invasão, eram conflitos que não geravam graves consequências. De 1500 até hoje esses conflitos são desencadeados por meio de lutas armadas. O conflito se processa através de um ciclo secular entre a população original e os invasores, que tentam impor um