SOBRE A ESTRUTURA DO MOVIMENTO
1. Quem faz o movimento Passe Livre? Quem está na linha de frente? Quem são os líderes?
O MPL Salvador é feito PELO POVO, surgiu de forma orgânica através de uma reunião marcada para discutir soluções de MOBILIDADE EM SALVADOR onde pensávamos que teríamos um público de 20 pessoas presentes e a partir dali faríamos um ato em solidariedade ao MPL nacional que estava sendo oprimido. O resultado foi o que temos hoje, as injustiças da nossa nação era tamanha que houve NO PRIMEIRO ENCONTRO um ato com 1.200 pessoas até a
Lapa. A partir dali o movimento assumiu a identidade de MPL de Salvador e começou a se estruturar, na verdade, ainda está em fase de estruturação.
Por natureza ele surgiu em forma de LIDERANÇA COLETIVA, isso IMPOSSIBILITA A
CORRUPÇÃO por meio da compra de algum líder pelo governo ou por qualquer instituição.
Nessa lógica NÃO DEVE EXISTIR uma linha de frente pra tomar decisões pelo movimento, as decisões são coletivas, mas algumas pessoas acabam se destacando por serem proativas durante as ações e reuniões.
2. Por que existem tantas discussões e confusões nas reuniões?
Primeiramente, por ser um movimento do povo, constituído de pessoas com intenções, pensamentos, ideais e culturas diferentes, sempre haverá conflito, esse é o primeiro ponto a entendermos. Mas temos também pessoas que estão objetivamente causando confusão, é bom que todos possam identificá-las, vou fazer um resumo do meu ponto de vista, super aberto a crítica nos comentários:
- Pessoas com objetivos políticos:
Nesse ponto não estou criticando partidários que estão ali pelo interesse comum e esquecem o partido dentro do movimento para agir como cidadão. Mas, estou falando daqueles que
QUEREM MANIPULAR O MOVIMENTO para atingir um objetivo político, que pode ser afrontar o governador, o prefeito, ou buscar conseguir concretizar objetivos do seu próprio partido.
Normalmente eles chegam cedo a reunião e tentam disseminar seus pensamentos ao maior número de pessoas