Processo De Medi O De Performance Na Produ O
O processo de medição de desempenho da função produção consiste na seleção de um conjunto de indicadores capazes de identificar como a produção desempenha suas atividades. Segundo Maskel (1989), não se deve incluir medidas de caráter financeiro nos sistemas de medição de desempenho, no contexto da avaliação da performance da produção.
Kaplan e Norton (1992) enfatizam a inadequação dos indicadores financeiros para avaliar o desempenho da produção. Segundo os autores, cada vez mais existem competências e qualificações (não avaliáveis através dessas medidas), porque a ligação entre as medidas de avaliação das melhorias operacionais e o sucesso financeiro das empresas é tênue e incerta. Isto porque poderão acontecer melhorias em medidas de desempenho operacionais (qualidade, produtividade e flexibilidade) sem que tal se reflita em melhorias nas medidas financeiras. Para reforçar essa afirmação, Kaplan e Norton (1992) enfatizam que uma melhoria da qualidade dos produtos, diminuição do lead time ou ainda um aumento na produtividade só se refletirão no desempenho financeiro das empresas se, paralelamente, o departamento de marketing apostar numa forte campanha que permita alcançar um maior número de consumidores e, assim, aumentar as vendas e a participação no mercado.
Esta falta de sintonia entre as medidas operacionais e financeiras foi demonstrada num estudo desenvolvido por Everett et. al. (1997), através do qual se analisou o impacto de programas de melhoria de qualidade sobre o desempenho da empresa. Para tal, foram utilizadas medidas operacionais associadas à qualidade (percentagem média de itens defeituosos e custos da qualidade) e também medidas financeiras (lucro líquido e crescimento do faturamento) chegou-se à conclusão de que a melhoria da qualidade, por si só, não se mostrou suficiente para alterar o desempenho financeiro das empresas uma vez que, apesar de se verificarem melhorias nas medidas operacionais,