11 09 Apostila Internet
DEFINIÇÕES BÁSICAS
A Internet é um conjunto de redes de computadores interligados pelo mundo inteiro, que têm em comum um conjunto de protocolos e serviços.
O que permite a integração do hardware, parte física, é a existência de um par de protocolos que é utilizado por todas as máquinas ligadas à
Internet: TCP/IP – TRANSMISSION CONTROL PROTOCOL /
INTERNET PROTOCOL.
Uma definição simples de protocolo seria a de encará-lo como um idioma, ou seja a língua que os computadores deverão estar usando para comunicar-se entre si.
HISTÓRICO
A Internet surgiu a partir de um projeto da agência norte-americana
ARPA - ADVANCED RESEARCH AND PROJECTS AGENCY e o
Departamento de Defesa americano, por volta de 1969, com o objetivo de conectar os computadores dos seus departamentos de pesquisa e principais bases militares.
Esta rede foi viabilizada e chamada ARPANET, e ligava centros de pesquisa universitários à indústrias estratégicas e centros militares americanos. O que o Departamento de Defesa não sabia é que estava lançando o embrião da rede mais anárquica de toda a história da Terra.
A Internet não possui uma autoridade central, mas sim algumas
organizações que gerenciam os recursos e o funcionamento da rede.
Sendo assim, não há um presidente da rede, nem uma polícia encarregada da mesma. A Internet é bastante anárquica, muito descentralizada.
Hoje a Internet é uma realidade, e algumas organizações internacionais controlam o crescimento da rede em termos gerenciais tais como a
INTERNIC (THE INTERNET NETWORK INFORMATION CENTER), que é responsável por coordenar a distribuição dos endereços IP`s e registros de domínio para provedores a nível mundial.
A Internet chegou ao Brasil, oficialmente , em 1988 por iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo (FAPESP – Fundação de Amparo à
Pesquisa do Estado de São Paulo ) e Rio de Janeiro ( UFRJ –
Universidade Federal do Rio de Janeiro e LNCC – Laboratório Nacional de Computação Científica )