entrevista
Língua portuguesa series 1,2,3 ensino médio
Leciono há 18 anos
Já lecionei em muitas escolas em diferentes níveis (fundamental médio e EJA). Trabalhei em escolas de reforço. Talvez umas 15 escolas diferentes.
1- Acho que os maiores desafios são os de motivar os alunos. Acredito que grande parte do papel do professor hoje esta ligado à motivação. Depois que você consegue motivar o interesse dos alunos, tudo acontecerá de maneira espontânea. Motivar o aluno na disciplina de Língua Portuguesa significa não o fazer pensar que a grande aula normativa é o ponto central da aula, mas sim o texto, a comunicação, a interação por meio da Língua portuguesa. Então os alunos compreendem que são falantes da Língua Portuguesa e que a leitura e Gramatica irão torna-los comunicadores mais eficazes.
2- A gramatica em função do texto. Quando procuramos ver um assunto como pronomes, usando textos e não tabelas, o aluno compreende que ele precisa aprender os pronomes para escrever textos mais coesos, por exemplo: ou , que, conhecendo os pronomes de maneira clara, poderá evitar uma interpretação ambígua na hora em que lê um texto de jornal, por exemplo.
3- A escola já escolheu o livro didático para os três anos do ensino médio. O livro trata de gramatica, redação e literatura. Eu fico apenas com a gramatica. Claro que essa divisão é meramente organizacional e, claro que o livro didático para os três anos também é escolhido para facilitar a vida dos alunos (que têm de carregar o material) e dos pais (que têm de pagar pelo material). Porém faço o possível para não ficar preso ao livro, principalmente quando percebo que as atividades são muito estranhas aos alunos. Assim procuro usar a internet, jornais, revistas, what`sapp e a boca.
4- O livro didático não dá certo quando traz algum texto cujo conteúdo é muito distante da realidade do aluno. Por exemplo, uma vez o livro apresentava um texto que era pra ser uma piada, mas aquilo não tinha a menor graça para os meus alunos