DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAIDA Fernanda
SAÍDA
Fernanda Rosa de Rezende
Introdução
Os dispositivos de entrada e saída (E/S) ou input/output
(I /O) são também denominados periféricos. Eles permitem a interação do processador com o homem, possibilitando a entrada e/ou a saída de dados.
O que todos os dispositivos de entrada têm em comum é que eles codificam a informação que entra em dados que possam ser processados pelo sistema digital do computador. Já os dispositivos de saída decodificam os dados em informação que pode ser entendida pelo usuário. Há dispositivos que funcionam tanto para entrada como para saída de dados, como o modem e o drive de CDROM. Atualmente, outro dispositivo híbrido de dados é a rede de computadores. DISPOSITIVOS DE ENTRADA
São dispositivos cujo objetivo é canalizar a informação do exterior através do homem para a maquina. Estes dispositivos convertem a informação em seqüência de bits para o processador as interpretar corretamente.
Os
principais dispositivos de entrada de informações são: teclado, mouse, drive de CD /
DVD-ROM, pen drive, scanner, microfone, joystick, câmera filmadora, câmera digital, tela sensível ao toque, mesa gráfica e caneta ótica.
A
seguir alguns exemplos detalhados: TECLADO
O teclado é considerado o principal dispositivo de entrada nos computadores pessoais, pois permite o a entrada de dados na maioria das aplicações computadorizadas atualmente.
MOUSE
Pequena peça deslizante que serve para movimentar o cursor na tela, o que é facilitado pela sua movimentação sobre um apoio de borracha retangular denominado mouse pad.
Com o mouse se pode apontar comandos na tela e ativálos pressionando seu botão esquerdo, bastando o cursor estar sobre uma palavra ou figura que represente o comando. SCANNER
Permite
digitalizar textos e imagens (impressos em papel) para a memória do PC.
DISPOSITIVOS DE SAÍDA
São os dispositivos que canalizam a informação do interior do computador para o seu exterior
(pessoas,
máquinas).
A ação