Sobre a concentração - teste de cadastro
Segundo ensinado no clássico livro "Eficiência sem Fadiga", do Pe. Narciso Irala, a concentração nos estudos tem as seguintes fases:
1ª Acomodação (5min): em que seus olhos, músculos, cérebro etc. estão se preparando para entrar no estado de concentração. Dica: faça uma meditação ou oração antes de começar a leitura. Em seguida leia os títulos e subtítulos do capítulo. Leia os grifados e, se houver, a síntese do capítulo.
2º Concentração (50min): em que a mente consegue focar o assunto estudado, afastando qualquer outro pensamento. É quando melhor se aprende. Dica: comece aos poucos. Os Católicos, quando do catequismo, não mantêm mais do que 50 minutos de instrução contínua. É o tempo médio de concentração. Estude 50 min, volte para o primeiro estágio (acomodação) e retome os estudos. Lembre-se daquela piada antiga: "como se come um elefante? R: pedacinho por pedacinho." Por que a missa tem uma hora? Por que as reuniões evangélicas são intercaladas com músicas? Entendeu?
3º Pré Fadiga (após 50 minutos): em que a mente não se concentra plenamente e você começa a achar que tem outras coisas para fazer ou pensar. Dica: respeite a dica anterior e não estude nesta fase. Outra dica: saiba até onde vai ler. Quando seu cérebro sabe onde o trabalho vai terminar, ele se concentra melhor (ex.: vou ler somente o primeiro subcapítulo).
Pense que quando se vai a algum lugar desconhecido, parece-nos longe. Quando voltamos outras vezes e conhecemos o caminho, o deslocamento parece mais curto.
4º Fadiga: em que a mente não mais se concentra. Não lute contra isso. Use a técnica de voltar à fase de acomodação. Relaxe, descanse e retorne.
Pro fim, não se esqueça que ESTUDAR É MEMORIZAR e para MEMORIZAR é necessário REVISAR.
LÚCIO