Microbiologia
O objetivo deste manual de microbiologia é dar orientações sobre os procedimentos da rotina microbiológica a partir da chegada do material ao laboratório até a identificação dos principais microrganismos de grande importância clínica. E aplicar os temas solicitados pelos profissionais dos laboratórios, e outros que verificamos que causam dúvidas frequentes no dia a dia num laboratório de microbiologia com abordagens dos tópicos como biossegurança, o uso dos equipamentos de segurança e material para coleta biológico comumente utilizado, passando, a seguir, a fornecer uma descrição com relação ao material necessário, principais cuidados, procedimentos técnicos aplicados.
BIOSSEGURANÇA
Conjunto de ações voltadas para a prevenção e proteção do trabalhador, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde.
PRINCIPIO DA BIOSSEGURANÇA
Contenção- é o termo usado para descrever os métodos de segurança utilizados na manipulação de materiais infecciosos em um laboratório.
Objetivo da contenção: reduzir ou eliminar a exposição da equipe de um laboratório, de outras pessoas e do meio ambiente em geral aos agentes potencialmente perigosos.
EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA Luvas, aventais, gorros, proteção para os sapatos, botas, respiradores, escudo ou protetor. Facial, máscaras faciais, óculos de proteção. Isolamento da área de trabalho para acesso ao público Dependência para descontaminação (autoclave) Dependências para lavagem de mãos Independente do nível de biossegurança deve haver uma pia para lavagem de mãos
PRECAUÇÕES PADRÃO
OCULOS DE PROTEÇÃO
LUVAS
NÃO REENCAPAR AGULHAS
UTILIZAR MASCARA
PROCESSOS