sobre gramsci
ANTONIO GRAMSCI (1891- 1937) ► A vida de Gramsci:
Antonio Gramsci foi um intelectual marxista, político e membro do Partido Comunista Italiano (PCI). Combateu com veemência na sua teoria política e na prática o fascismo1.
1891- nasce na Sardenha (Itália). Família de difícil situação financeira. Vence um prêmio que lhe permite estudar literatura na Universidade de Turim. Estudante destacado, torna-se um notável jornalista. Editor de diversos jornais socialistas.
1921- fundador do PCI e integrante da Internacional Comunista
1922- viagem à URSS representante o partido
1924- eleito deputado pelo Vêneto
1926- preso pela polícia fascista; enviado à remota ilha de Ústica
1929- começa a escrever “Os cadernos do Cárcere” e vai até 1935, quando sua saúde piora
1937- morre em Roma, aos 46 anos, pouco tempo depois de ser libertado
►Teoria política – ideias centrais:
- Nova síntese do Marxismo
- O conceito de hegemonia
- Estado ampliado
- O bloco histórico
- O papel dos intelectuais
- Maquiavel e o Príncipe moderno
- Educação popular
► Gramsci faz nova síntese do marxismo:
- A política é o tema central do pensamento de Gramsci; toda a sua obra é permeada pelo espírito político (o que diverge de Marx, em cuja obra a economia aparece como aspecto dominante).
- Rompe com o determinismo econômico da teoria marxista clássica2. Afirma a autonomia da política com relação à economia.
- Marxismo como filosofia da práxis (ação política – atividade do homem): desenvolve uma concepção praxiológica da história e compreende a dinâmica das sociedades a partir da práxis coletiva dos atores sociais3.
- Marxismo como acima de tudo “uma práxis orientada para a transformação da sociedade, concebida no tempo da dominação do modo de produção capitalista, com vistas a preparar e conduzir o surto de uma sociedade sem classes” (Gruppi, 1978, p.VI).
- Práxis marxista: programa de ação transformadora para a vontade coletiva interessada