sobre filosofia
R: Podemos entender a sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno. O objeto de estudo da sociologia é a vida social.
2) Explique em que contexto histórico surgiu a sociologia e faça referência aos fatores (econômicos, políticos e culturais) que contribuíram para o surgimento da referida ciência.
R: O seu surgimento ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.
3) Por que razão a comunidade científica não se despertou para o estudo dos fenômenos sociais na sociedade pré-capitalista?
R: Porque na sociedade pré-capitalista não existiam tantas mazelas, com o inicio da sociedade capitalista vieram os problemas, umas vez que as cidades não davam conta do crescimento populacional. Com o capitalismo houve um aumento assustador da prostituição, do suicídio; do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população etc. Com isso surge então a necessidade estudar os fenômenos sociais.
4) A oficialização da sociologia como ciência autônoma se prendia a alguma orientação ideológica? Explique.
R: Sim ,pois sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às_ no "" "colocadas pela revolução industrial.
5) Qual é a concepção de sociedade na perspectiva da sociologia?
R:
6) A sociologia se ocupa de estudar um objeto específico: o social. Esse objeto constitui um campo segregado da atividade humana, completamente apartado da política, da economia, do direito, da cultura.
As expressões reproduzidas acima em padrão itálico estão corretas? Explique.
7) A prática do tráfico de entorpecentes é encarada pelo sociólogo como um problema? Em que ponto a análise do referido comportamento difere na perspectiva do sociólogo comparativamente à perspectiva própria do político e do