SOBRE EMILE DURKHEIM
Curso: Administração
Disciplina: SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
TEXTO SOBRE EMILE DURKHEIM
1) A Sociedade produz fenômenos coletivos que Durkheim denominou de Fatos Sociais; o que são fatos sociais?
R: Eles se manifestam na sociedade sob a forma de padrões de comportamentos, de pensar, agir, crenças, costumes e valores morais, são produto de uma consciência coletiva que habita a mente de cada indivíduo em particular, constituindo-se em qualquer forma de indução sobre os indivíduos que é tida como uma coisa exterior a eles, tendo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade, que é considerada então como caracterizada pelo conjunto de fatos sociais estabelecidos. Também se define o fato social como uma norma coletiva com independência e poder de coerção sobre o indivíduo.
2) Qual a importância das instituições sociais para manter a ordem e coesão da Sociedade;
R: As instituições reforçam a ideologia reinante além de reproduzi-la. Possui um papel fundamental no sentido de manter viva e ativa a ordem vigente, mas ele se preocupava com a desordem social e com o estado de permanente conflito entre as classes sociais. Porem as instituições sociais existentes na extensão da sociedade como a religião, a escola, o governo, o estado, a família e as leis, é responsáveis pela socialização dos indivíduos, processo que serve para internalizar os padrões de moralidade, sendo os costumes, as tradições, formas de pensar e de agir, assim prevalecendo na sociedade.
3) O que é Solidariedade Orgânica e Solidariedade Mecânica.
Solidariedade mecânica: Em sociedades simples, em que a divisão do trabalho social é rudimentar, baseada em diferenças de gênero, como é o caso das tribos indígenas e comunidades formadas por clãs, vigora a solidariedade mecânica.
Solidariedade Orgânica: Em sociedades complexas, em que a divisão do trabalho social se tornou muito acentuadas, como é o caso das sociedades