Sobre democracia.
Democracia significa “poder do démos” = comunidade dos cidadões.
“quando descrevemos o processo de democratização ocorrido ao longo do século XIX nos diferentes países que hoje chamamos de democráticos, nos referimos à ampliação progressiva, mais rápida ou mais lenta segundo os diferentes países, do direito de eleger os representantes, ou então, à extensão do processo eleitoral a partes do estado, como a câmara alta, na qual membros eram habitualmente nomeados pelo soberano. nada mais.” Definição de Bobbio para democracia:
“a democracia seria o poder em público, todos os expedientes institucionais que obrigam os governantes a tomarem suas decisões às claras e que permitem que os governados “vejam” como e onde as tomam.”
(poder publico = todos que sabem dos seus direitos) * Democracia atual = VOTO. O voto não é para decidir, mas sim para eleger quem vai decidir. * Hans Kelsen (teórico da democracia moderna) considera a eleição elemento essencial da democracia real. * Premissa: democracia real, mas não ideal – porque não existe. * Todos tem direito de participar do governo da cidade.
Democracia dos antigos – democracia direita:
* a participação é a regra e a eleição PODE SER uma exceção.
* o povo assume a responsabilidade pelos seus atos.
* não se resumia ao processo eleitoral. Democracia moderna – democracia representativa:
* a eleição é a regra e a participação, a exceção.
* transferência de responsabilidade e autoridade.
* efeito natural da alteração das condições históricas.
“define que os indivíduos semelhantes se agrupem para que dessa união a sociedade venha a recompor-se não mais como um todo orgânico do qual saiu, mas como uma