Sobre As Origens Da Guerra E A Preserva O Da Paz0134

595 palavras 3 páginas
Sobre as Origens da Guerra e a Preservação da Paz – Donald Kagan

Resumo sobre As Potências Hegemónicas e as Sua alianças – Esparta e a Liga do Peloponeso

A Grécia estava dividida em duas grandes alianças e a organização mais antiga era liderada por Esparta por se destacar entre os outros.
Conquistou os periecos para se tornarem submissos e os hilotas que se tornaram escravos para permitir que os homens Espartanos se dedicassem exclusivamente ao treino militar.
Os hilotas eram tratados com severidade mas excediam em larga escala os seus senhores Espartanos fazendo com que por vezes irrompessem em rebeliões pondo em perigo a existência dos Espartanos e próprio Estado.
Para enfrentar os hilotas e melhorar as capacidades militares as famílias e indivíduos eram subordinados, apenas os recém-nascidos fisicamente perfeitos teriam direito à vida. Aos sete anos de idade eram enviados para a escola militar até aos 20 anos para serem treinados, dos vinte aos trinta anos viviam em casernas, e aos trinta anos tornavam-se cidadãos de pleno direito, sendo o serviço militar exigido até aos sessenta anos.
O sistema à base de disciplina, instrução e boa capacidade física estava concebido para criar os melhores soldados do Mundo.
No século VI os Espartanos desenvolveram um sistema de alianças permanentes, que fez de Esparta a primeira grande potência da História da Grécia Clássica.
Esta Aliança Espartana era designada por Liga do Peloponeso.
Cada um dos Estados pertencentes a esta aliança jurava ter os mesmos amigos e inimigos em contrapartida de protecção Espartana e reconhecimento de integridade e autonomia.
A Aliança reunia-se com todos os membros apenas quando os Espartanos decidiam e as regras eram impostas pela realidade militar, política ou geográfica.
Existiam três categorias distintas de aliados, estados suficientemente pequenos, próximos de Esparta e fáceis de dominar, Estados mais fortes, mais distantes mas suficientemente poderosos e longínquos para escaparem a uma

Relacionados