Quest O De Honra Resenha
CURSO DE DIREITO – 1° PERÍODO
LINGUAGEM JURÍDICA
AUTOR: WILLIAM DE BORBA
RESENHA CRÍTICA DO FILME QUESTÃO DE HONRA COM ENFASE NOS TIPOS DE ARGUMENTOS
ITAJAÍ, SC
2015
RESUMO
O presente trabalho mostra uma análise do filme Questão de Honra, nos pontos argumentativos verificados no decorrer da trama.
INTRODUÇÃO
O filme Questão de Honra conta a história da morte do fuzileiro William Santiago, ocorrida na base militar de Guantánamo, em Cuba. Os fuzileiros Dawson e Downey são acusados pelo assassinato de Santiago, sendo levados a julgamento pelo homicídio. Com isso, o então tenente Daniel Kaffe é designado para ser o advogado dos acusados.
DESENVOLVIMENTO
Para os advogados, promotores e juízes, a ferramenta mais eficiente é o argumento. É nisso, em argumentar, que consiste o seu trabalho. Esses profissionais ganham a vida argumentando. É com esse pensamento que o profissional do Direito deve atuar em campo, acompanhado de uma porção de espécies de argumentos.
Em relação as espécies de argumentos, esses são divididos em argumentos de autoridade, raciocínio lógico, prova concreta, consenso, competência linguística dentre outros.
Argumento de Autoridade
Um argumento de autoridade, pode ser visto nas cena em que o advogado Daniel Kaffe e o Promotor questionam o Dr. Stone, que era a pessoa entendida em medicina na base. O Dr. havia examinado Santiago e afirmou que a sua morte teria sido por envenenamento, sendo sua afirmação aceita pelos jurados como argumento, por sua autoridade no assunto.
Argumento de Prova Concreta e Raciocínio Lógico
O advogado Kaffe utiliza um argumento de raciocínio lógico quando revida o argumento de prova concreta da promotoria Ross, na cena em que questionam o cabo Barnes. Ross questiona ao cabo Barnes em que capitulo de dois livros oficiais da Marinha se encontra a definição de “Código Vermelho”, sabendo que estes não possuem definição o cabo imediatamente responde que não existe nada